top of page

American Film Showcase

Em julho de 2022, a American Film Showcase, junto com o Consulado dos EUA no Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense organizaram um Workshop de documentário com dois cineastas premiados no mercado internacional de Cinema, Ivete Lucas e Alrick Brown. Dentre as centenas de inscrições, eu e mais 11 jovens foram selecionados para, junto com os documentaristas, embarcar no desafio de pré-produzir, gravar e finalizar um documentário observacional em uma semana de curso.

Sobre os professores da Oficina

Alrick Brown 

Escritor, diretor, produtor e educador, Alrick Brown é um cineasta estadunidense nascido na Jamaica. Foi reconhecido pela revista Filmmaker Magazine como um dos 25 novos rostos para se conhecer no mundo do cinema. Seu primeiro filme, Kinyarwanda, estreou como filme de prestígio no World Cinema Audience Award no Sundance Film Festival. Depois disso, o filme rodou mais de 20 festivais ao redor do mundo e recebeu mais de meia dúzias de menções honrosas ao escritor/diretor. 

Na vida acadêmica, Alrick se formou na Rutgers University com bacharelado em inglês e mestrado em educação, onde ministrou um curso de graduação sobre a imagem afro-americana no cinema. Ele recebeu seu MFA da Tisch School of the Arts da NYU, onde mais tarde lecionou vários cursos para estudantes de cinema de graduação e pós-graduação.

Além do cinema, Alrick se aventurou na televisão dirigindo "Final Witness" da ABC, a série de documentários da ESPN "Spike Lee's Lil' Joints - And of the Son: The Legend of David & Jackie Robinson" e escrevendo e produzindo para o Investigative Discoveries Emmy - Série premiada "A Crime Two Remember".

Ivete Lucas 

Ivete Lucas nasceu no Brasil, cresceu no México e se mudou para os EUA onde montou sua carreira no Texas. Começou a estudar cinema ainda no México, a partir da Mexican Film Institute (IMCINE). Através dos curta-metragens, seus trabalhos percorreram os festivais de Sundance, Berlim, Toronto e Cannes. Ivete ganhou a honra no Cinema Eye e mais de 30 prêmios no festival. Seu primeiro longa-metragem, Pahokee estreou na competição documentária de Sundance e percorreu mais de 50 festivais ao redor do mundo, sendo lançado nos cinemas dos EUA e França e recentemente adquirido pela PBS. 

02_abertura_2.JPG

A Oficina

Pitching do projeto:

Em grupos de quatro pessoas, desenvolvemos uma ideia de um curta documentário e apresentamos o projeto para os instrutores e para a turma que nos retribuíram com conselhos e comentários a cerca da futura obra.

03_pitching_2_edited.jpg

Aprendendo a manusear a câmera.

Foram disponibilizados para nós uma Câmera DSLR, lentes, tripés e microfones para efetuarmos as gravações dos documentários. Aqui, a cineasta Ivete Lucas explica as funções da câmera digital antes de partirmos para a diária.

Diárias

Foram dois dias de filmagens onde, instruidos pelos professores e acompanhados de um monitor, captamos as imagens do documentário

Esquema de montagem.

Ivete Lucas é uma excelente montadora e, para nos ensinar o máximo possível sobre a arte da montagem, montou um esquema de check lists onde íamos organizando o processo de edição por etapas.

08_montagem_6.jpg
15_encerramento_1.jpg

Resultado da oficina

Como resultado da oficina foi produzido e exibido no Hotel H de niterói 3 curtas documentários. O meu grupo desenvolveu o filme "Preservação" contando a história do LUPA, laboratório de preservação audiovisual da UFF. Além disso, muito foi aprendido durante a semana do curso, principalmente sobre como lidar com a pressão, como trabalhar em grupo e como lidar com as adversidades.

Você pode conferir o documentário "Preservação" na página inicial deste site.

encerramento_3.jpg
bottom of page